INTRODUÇÃO

O SBSE é um evento de caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição bienal como um dos principais eventos na área da Engenharia Elétrica. Reúne profissionais e pesquisadores de universidades, de institutos e laboratórios de pesquisa, bem como de empresas e órgãos governamentais vinculados com o setor elétrico, proporcionando um fórum de exposição/discussão de temas relacionados com os Sistemas Elétricos e de apresentação e compartilhamento de resultados de pesquisa.

 

No ano de 2014, o V Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE 2014 - foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, organizado pelos programas de pós-graduação em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, e em Engenharia Elétrica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Pato Branco.

 

O SBSE 2014 recebeu 412 trabalhos submetidos, dos quais foram selecionados pelo comitê técnico 308 artigos para apresentação em sessões orais e pôsteres, dentro de 23 temas na área de Sistemas Elétricos. Os trabalhos foram apresentados em 47 sessões técnicas orais, distribuídas em 7 salas, e uma sessão pôster organizada em 12 subsessões. A programação do evento ainda contou com a apresentação de 4 conferências e 4 minicursos.

 

A Comissão Organizadora do SBSE 2014 registra o agradecimento aos patrocinadores (ITAIPU BINACIONAL, ELETROBRÁS), às agências federais de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq) e aos apoiadores (PTI, ITAI, SBA, ENERLUZ, NOVADIDACTA, O SETOR ELÉTRICO), cuja contribuição foi fundamental e indispensável para a realização desse simpósio. A comissão estende o agradecimento ao comitê técnico e corpo de revisores, formado por integrantes de empresas, universidades e instituições de todo o Brasil.

 

Por fim, a Comissão Organizadora agradece a oportunidade de ter recebido o SBSE em Foz do Iguaçu, PR, e espera ter contribuído com o crescimento e consolidação do SBSE.


Comissão Organizadora do SBSE 2014

 

HISTÓRICO DO SBSE

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) tem sua origem nos Encontros dos Grupos de Sistemas Elétricos (EGSE), de abrangência regional, e nos Encontros Nacionais de Engenharia de Alta Tensão (ENEAT). Foram três edições desses encontros, 1995, 1997 e 2000, sempre com expressivo crescimento entre uma edição e a subsequente.

 

Após uma interrupção no período 2001-2005, a comunidade técnico-científica nacional que atua na área de Sistemas Elétricos constatou a necessidade da retomada destas atividades e da criação de um fórum específico para intercâmbio de informações relacionadas à área de Sistemas Elétricos de Potência. Desta forma surgiu o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE, resgatando, e ampliando o embrião de um congresso mais abrangente, que foi o III ENEAT. Desde o início, o SBSE teve como objetivo principal promover a integração entre universidades, centros de pesquisas, concessionárias de energia elétrica e empresas fabricantes de equipamentos. Sua retomada deu-se em julho de 2006 com a realização do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE 2006, novamente sob a coordenação do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, com a colaboração irrestrita da CHESF.

 

Incluindo a presente, cinco edições do SBSE já foram realizadas, a saber:

 

- SBSE 2006: Realizado em Campina Grande, PB, organizado pela UFCG com apoio da CHESF e contou com a participação de 430 profissionais e a apresentação de 120 trabalhos.

 

- SBSE 2008: Realizado em Belo Horizonte, MG, organizado pela UFMG também em parceria com a CHESF, com promoção da Sociedade Brasileira de Automática e o apoio dos principais agentes do setor elétrico brasileiro. Nesta edição foram apresentados 117 trabalhos com a participação de 275 conferencistas.

 

- SBSE 2010: Realizado em Belém, PA, organizado pela Universidade Federal do Pará, tendo reunido 315 participantes e apresentação de 203 trabalhos.

 

- SBSE 2012: Realizado em Goiânia, GO, sendo organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com a colaboração da Universidade Federal de Uberlândia, tendo reunido cerca de 600 participantes e com a apresentação de 299 artigos.

 

- SBSE 2014: Realizado em Foz do Iguaçu, PR, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu, e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco, tendo reunido 367 participantes e apresentação de 308 trabalhos.